segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UMA HISTORIA PARA AQUECER SEU INTERIOR

ASSOMBRAÇÕES-
Edward Bulwer-Lytton


*Um amigo meu,homem de letras e filósofo,disse-me um dia,meio zombeteiro,meio sério:´´Adivinhe!Desde que nos vimos pela última vez,descobri uma casa assombrada do meio londres``
´´Assimbrada de verdade?E pelo quê?Fantasmas?``
´´Bem,não sei;tudo que sei é o seguinte:seis semanas atrás,minha mulher e eu estávamos à procura de um apartamento mobiliado.Ao passar por uma rua tranquila,vimos na janela de uma casa:´Apartamentos mobiliado`.O luga nos convinha;entrams na casa,gostamos dos aposentos,mudamos para eles na semana seguinte...e os abandonamos no terceiro dia.Nada no mundo poderia ter convencido minha mulher a permanecer mais tempo;e não me surpreende.``
´´E o que vocês viram??``
´´Perdão;não quero ser ridicularizado como um visionário supersticioso,nem,por outro lado,poderia perdir-lhe aceitar,sob minha palavra,aquilo que você considerasse inacreditável a menos que seus sentidos o comprovassem.A única coisa que posso lhe disser é que vimos ou ouvimos (pois você poderia muito bem imaginar que fôramos ludibriados por nossa própria imaginação vívida ou vítimas da impostura de outrem )que nos expulsou quanto um terror indefinível que nos tornava sempre que passávamos pela porta de um determinado quarto vazio,no qual nada víamos nem ouvíamos.E o mais espantoso de tudo foi que,pela primeira vez em minha vida,concordei com minha mulher,por tola que ela seja,e admiti,após a terceira noite ser impossível ficar mais um dia naquela casa.Assim ,na quarta manhã,chamei a mulher que cuidava da casa e nos assistia e disse-lhe que os aposentos não nos serviam e que provavelmente não ficaríamos ali no restante da semana.Ela disse secamente:´´Sei por quê:vocês ficaram mais tempos do que os outros inquilinos.Poucos ficam além da segunda noite;ninguém antes de vocês ficou até a terceira.Mas suponho que eles foram muito gentis com vocês.``
´´Eles quem?``,perguntei ,tentando sorrir

Nenhum comentário:

Postar um comentário